Notícias
Saiba a actualidade
Links
Links Úteis
Newsletter
Receba noticias nossas
no seu email
FAQ's
Esclareça-se
Pergunta/Resposta
Faça-nos uma pergunta
Contactos
Entre em contacto

Menu



Redes Sociais

Siga-nos nas nossas redes sociais.



Informações

Precisa de informações?
O Europe Direct liga-lhe!

Redes de Informação

CENTROS DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT

 

Os Centros de Informação oficiais da União Europeia, Centros Europe Direct, oferecem ajuda e aconselhamento a todos os cidadãos sobre questões relacionadas com os direitos conferidos pela legislação europeia e informam sobre os eventos de informação organizados a nível local, regional, nacional e europeu.

 

Os centros de informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local.

 

https://ec.europa.eu/portugal/services/contact-points_pt

 

 

 

 

 

CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO EUROPEIA

 

Os Centros de Documentação Europeia (CDE) têm um papel especial no apoio a estudantes, docentes universitários e investigadores, estando no entanto abertos ao público em geral. Estes centros estão vocacionados para ajudar os estabelecimentos de ensino superior e de investigação a promover e desenvolver o ensino e a investigação sobre temas europeus. A rede dos CDE em Portugal é extensa, cobrindo todas as regiões e uma grande maioria das Universidades do país, assim como Institutos Politécnicos e o Instituto Nacional de Administração (Oeiras).

 

Esta rede desenvolveu o portal "O Europeu" onde se pode aceder a informação sobre a União Europeia e as atividades da rede, bem como à base "O Europeu" que se constitui como catálogo coletivo dos Centros de Documentação Europeia.

 

https://ec.europa.eu/portugal/services/contact-points_pt

 

 

 

 

 

TEAM EUROPE

 

O Team Europe é uma rede de conferencistas independentes da Comissão Europeia, especialistas em temas específicos da União Europeia disponíveis para intervir em conferências, seminários, debates, iniciativas nas escolas, ações de formação, ou para contribuir com artigos na imprensa e programas de rádio, nomeadamente a nível local.

 

Atualmente são membros desta rede 29 especialistas em diversas áreas, nomeadamente:

União Europeia - Assuntos Gerais

Agricultura e Pesca

Alargamento

Ambiente

Assuntos Económicos e Financeiros

Comércio, Desenvolvimento e Relações Externas

Educação e Cultura

Emprego e Diálogo Social

Empresas, Concorrência e Auxílios Estatais

Investigação e Sociedade da Informação

Justiça e Assuntos Internos

Mercado Interno

Politica Regional

 

 

 

 

 

A SUA EUROPA

A EUROPA AO SEU ALCANCE

 

Informações e conselhos para quem vive, trabalha e viaja na UE

 

A página YourEurope, informa os cidadãos europeus e os seus familiares sobre os direitos que lhes assistem em qualquer país da UE e dá conselhos práticos para quem vive, trabalha e viaja na UE.

 

Está à frente de uma PME?

A sua Europa - Empresas pode ajudá-lo a identificar fontes de financiamento, a aceder a novos mercados e reduzir a burocracia.

 

É estudante, trabalha ou está à procura de emprego?

A sua Europa - Cidadãos dá-lhe conselhos práticos se pretende viajar, trabalhar ou estudar noutro país da UE.

Independentemente da sua situação, o mercado único da UE reserva-lhe vantagens e oportunidades.

 

http://europa.eu/youreurope

 

 

 

 

 

EURES

REDE EUROPEIA DE EMPREGO

 

A EURES ajuda os trabalhadores a passar fronteiras.

 

Os Serviços Europeus de Emprego - EURES - são uma rede de cooperação para facilitar a livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu. A Suíça também participa. Os parceiros da rede incluem, os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores. A rede é coordenada pela Comissão Europeia.

 

Os principais objetivos da EURES são:

- informar, orientar e aconselhar os trabalhadores potencialmente móveis sobre oportunidades de emprego, bem como sobre as condições de vida e de trabalho no Espaço Económico Europeu;

- assistir empregadores que pretendam recrutar trabalhadores de outros países;

- aconselhar e orientar os trabalhadores e os empregadores nas regiões transfronteiriças.

 

https://ec.europa.eu/eures

 

 

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPEIA JACQUES DELORS

 

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) é um serviço público criado para transmitir aos cidadãos informação sobre a União Europeia, em língua portuguesa.

 

Integrando a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o propósito do CIEJD consiste em proporcionar aos cidadãos um conhecimento fundamentado sobre os valores, políticas, instituições e programas da UE, de modo a permitir uma cidadania europeia mais ativa e participativa e também um melhor aproveitamento das múltiplas oportunidades geradas pela UE.

 

O CIEJD é, também, o Organismo Intermediário no contexto da Parceria de Gestão assinada entre o Governo Português e a Comissão Europeia, assegurando a gestão e a monitorização de atividades de informação sobre a UE desenvolvidas por terceiros.

 

www.eurocid.pt

 

 

 

 

 

SOLVIT

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS/LITÍGIOS E DEFESA DOS CONSUMIDORES

 

A rede Solvit visa solucionar por via não judicial os problemas decorrentes de uma aplicação incorreta da legislação do mercado interno pelos governos ou administrações públicas. Os centros têm por objetivo encontrar soluções reais para os problemas num prazo máximo de dez semanas.

 

O SOLVIT é uma rede em linha de resolução de problemas na qual participam os Estados Membros da UE com o objetivo de dar uma resposta pragmática às dificuldades decorrentes de uma aplicação incorreta da legislação do mercado interno pelas autoridades públicas do Estado-membro de acolhimento. Há um centro SOLVIT em todos os Estados Membros da União Europeia (assim como na Noruega, na Islândia e no Liechtenstein).

 

Os Centros SOLVIT procuram solucionar os problemas apresentados pelos cidadãos e pelas empresas. Estes centros estão sedeados na administração pública nacional e têm por objetivo encontrar soluções reais para problemas concretos, num curto espaço de tempo – dez semanas. O SOLVIT não trata de queixas meramente nacionais e tem que haver obrigatoriamente 2 Estados-membros envolvidos.

 

http://ec.europa.eu/solvit/index_pt.htm

 

 

 

 

 

CENTROS EUROPEUS DO CONSUMIDOR

 

O Centro Europeu do Consumidor faz parte de uma rede, a ECC-Network, promovida em parceria pela União Europeia e os Governos nacionais de 27 Estados-Membros, pela Noruega e pela Islândia. O CEC disponibiliza informação e assistência de forma gratuita através de um atendimento presencial, telefónico e escrito, presta assistência na resolução conflitos de consumo transnacionais e facilita o acesso aos organismos de resolução extrajudicial de litígios.

 

O Centro Europeu do Consumidor:

Informa o consumidor quanto a questões relacionadas com o Mercado Interno;

Presta informação jurídica e assistência na apresentação de reclamações;

Facilita o acesso à justiça alternativa, disponibilizando um acesso esclarecido aos ADR europeus;

Presta informação sobre a legislação comunitária e nacional;

Realiza estudos comparativos sobre preços, legislação e outros assuntos relacionados com o consumo.

 

http://cec.consumidor.pt

 

 

 

 

 

ENTERPRISE EUROPE NETWORK

 

A "Enterprise Europe Network" é uma nova rede de serviços para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu composta por mais de 500 pontos de contacto para os empresários europeus.

 

Presta uma gama completa de serviços de apoio de proximidade às PME, abrangendo todo o território da UE e países terceiros.

 

Lançada em 2008 pela Comissão Europeia, esta nova rede substitui as antigas redes 'Innovation Relay Centres' e 'Euro Info Centers' (criadas em 1995 e 1987 respetivamente). Agora, através de um único canal, as empresas têm acesso simplificado ao conjunto de produtos e serviços que lhes podem abrir portas para novos mercados e para o desenvolvimento da sua atividade na Europa.

 

Em Portugal, a rede é representada por um consórcio, liderado pelo IAPMEI, que envolve nove entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

 

www.een-portugal.pt

 

 

 

 

 

TED

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

 

Suplemento do Jornal Oficial da União Europeia

 

TED (Tenders Electronic Daily) é uma versão em linha do "Suplemento do Jornal Oficial da União Europeia" dedicada aos concursos públicos europeus.

 

A TED disponibiliza o acesso livre a oportunidades de negócio. É atualizada cinco vezes por semana com aproximadamente 1 500 anúncios de concursos públicos provenientes da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e de outros países.

 

A informação sobre toda a documentação dos concursos é publicada nas 24 línguas oficiais da UE. Todos os anúncios provenientes de instituições da União Europeia são publicados, na íntegra, nestas línguas.

 

http://ted.europa.eu

 

 

 

 

 

CORDIS

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO COMUNITÁRIO SOBRE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 

CORDIS é repositório público primário da Comissão Europeia para divulgar informações sobre todos os projetos de investigação financiados pela União Europeia e os seus resultados, no sentido mais amplo.

 

Este serviço visa facilitar a participação em atividades europeias de desenvolvimento tecnológico e de investigação, promover as atividades de inovação empresarial e disseminar as novas tecnologias.

 

http://cordis.europa.eu

 

Conheça a europa

Banners

Mapa

Mêda
Figueira de
Castelo Rodrigo
Trancoso
Pinhel
Fornos de
Algodres
Celorico
da Beira
Almeida
Gouveia
Guarda
Sabugal
Seia
Manteigas
Covilhã
Belmonte
Penamacor
Oleiros
Castelo Branco
Proenca a
Nova
Idanha
a
Nova
Vila Velha
de Rodão
Fundão

Questionário

Ajude-nos a melhorar. Encontrou a informação que procurava?

Ver resultados